Os Projetos Educacionais Interdisciplinares serão desenvolvidos, no decorrer do ano letivo, em conjunto por todos os professores e alunos da Educação Infantil à 8a série do Ensino Fundamental, pretendendo atender aos princípios de contextualização e interdisciplinaridade.Nossos projetos procuram abordar Temas Transversais, devendo ser trabalhados de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar.A duração de cada Projeto varia de acordo com os objetivos propostos, como também do eixo temático abordado.


CAMINHADA ECOLÓGICA

Integração escola e comunidade, realizado em comemoração ao aniversário da escola. Ao mesmo tempo em que integra, sensibiliza os participantes para um gesto concreto voltado à Campanha da Fraternidade de cada ano.


EU SOU +

Objetivo Geral: Fundir na comunidade valores éticos e morais que encontramos nos textos do Evangelho, para construir um cristão mais participativo socialmente, distanciado da violência e conciliado com os elementos da criação: a natureza e o próximo.

Objetivos Específicos: Reconstruir a imagem da Igreja, diluindo por meio de atitudes concretas do bem, toda trajetória histórica dessa Instituição milenar.

Pelo tema e pelo lema, a Campanha da Fraternidade visa à transformação do fiel em protagonista do bem, tendo como exemplo em suas atitudes a imagem do divino Mestre, que amou e serviu indistintamente e preparou os seus discípulos para que também se conduzissem pelo caminho do bem, seguindo suas orientações de que Ele é o caminho, a verdade e a vida.

A Igreja deve se comportar como instrumento da divindade, espalhando e divulgando a verdade do Cristo através do trabalho redentor, dentro de sua comunidade local, abrangendo a sociedade.Recordar o verdadeiro papel dos cristãos com o resgate do cristianismo na sua verdadeira essência.

Deixar o patamar institucional e se aproximar de atitudes coletivas e participativas em que o sujeito, o cristão, seja um servidor do Cristo. O papel que a Igreja deve reservar à sua comunidade é de que cada indivíduo pode ser um instrumento, uma extensão do bem e um auxílio fraternal àqueles que esperam pelo atendimento cristão, ou seja, que vá ao encontro dos necessitados e excluídos socialmente.

Mostrar para os alunos que existe uma Instituição, a Igreja, que desenvolve projetos que visam à melhoria social da comunidade, atendendo desde as necessidades básicas como higiene pessoal, desenvolvimento da saúde, acompanhamento regular dos estágios de desenvolvimento da criança até um ano e também assistência social aos menos favorecidos, atendimento às gestantes, mostrar a importância no desenvolvimento de hábitos salutares, na mudança de comportamento e renovação de atitudes.

A Igreja deve ser mediadora entre os conflitos sociais que possam gerar atitudes agressivas e violentas, como vemos nas crescentes manifestações que vem ocorrendo em torno da insatisfação da população com questões de educação, transporte e saúde.

Constituição de pequenos núcleos que discutam transformações pontuais de sua comunidade e que tragam resultados traduzidos em bem estar individual e coletivo. Os dirigentes espirituais de uma comunidade devem difundir, através da palavra e do trabalho, a prática do bem.


OLIMPÍADA ESPORTE CULTURAL

Objetivo Geral: Trabalhar temas culturais em integração com as atividades esportivas.

Objetivos Específicos:

• Realizar jogos esportivos de futsal, handebol, vôlei e basquete.
• Estimular a prática de diversas atividades culturais sobre temas relacionados à cultura de nosso país.
• Apresentar trabalhos, cartazes, teatros, músicas e danças relacionadas ao tema escolhido.
• Aferir os aspectos técnicos dos alunos através de competições.
• Desenvolver o sentimento de equipe e autoestima.
• Trabalhar o emocional diante das adversidades provocadas pelos jogos.
• Arrecadação de alimentos, válidos na contagem de pontos de cada equipe, com o objetivo de ajudar o Fundo de Solidariedade do Município, bem como outras entidades carentes.


EXPOSIÇÃO CULTURAL

Objetivo Geral: Trabalhar temas culturais e científicos, que são apoiados nos objetivos e tema da Campanha da Fraternidade, através da exposição de trabalhos, experiências, maquetes, apresentações teatrais, eletrônicas, levando o educando a aprofundar seus conhecimentos através da pesquisa e da aplicação prática.

Objetivos Específicos:

• Montar painéis fotográficos.
• Trabalhar valores construídos no resgate da dignidade humana no convívio com o próximo, nas ações do dia-a-dia;
• Refletir que ser fraterno é ser solidário, compreensivo e generoso. É estar disposto a repartir não só aquilo que se tem, mas principalmente o que se é;
• Desenvolver e conscientizar sobre a noção de responsabilidade social, no sentido de favorecer a todos o reconhecimento de si como agentes de transformação da realidade social;
• Desenvolver o senso crítico diante dos falsos valores transmitidos através dos meios de comunicação social;
• Despertar a prática da partilha solidária no dia-a-dia através das campanhas realizadas pela escola;
• Reconhecer Deus como Pai e criador do mundo, e que somos somente parte da criação.


FESTA JUNINA

Objetivo Geral: Integrar e desenvolver a relação família-escola, valorizando a tradição e os costumes juninos.

Objetivos Específicos:

• Desenvolver danças, coreografias e as habilidades necessárias para a apresentação das mesmas; como espontaneidade, responsabilidade e movimentos motores.
• Conhecimento das tradições folclóricas e dos santos juninos.
• Aprendizado da cultura junina através da caracterização e encenação nas coreografias e brincadeiras existentes.


PROJETO PAIS E FILHOS NA ESCOLA

Objetivo Geral: Integração, aproximação e efetivação das relações de confiança entre escola e família.

Objetivos Específicos:

• Realização de dinâmicas de integração entre pais, filhos e professores, confeccionando objetos, para que fiquem na escola como uma referência de segurança para o aluno, no período de adaptação.

Saiba mais


ACAMPADENTRO

Objetivo Geral: Integração entre alunos e professores, num espaço informal e diferenciado do cotidiano, para que se possa, diante dessa experiência, estar mais próximo do aluno, e conhecê-lo em suas intimidades e costumes.

Objetivos Específicos:

• Realização de atividades e brincadeiras lúdicas com intuito de conhecer melhor o aluno em uma outra dimensão que não só a pedagógica/acadêmica.
• Transformar a escola em um espaço diferente, onde os alunos poderão se confraternizar, passando a noite na escola e encerrando as atividades com um café da manhã.

Newsletter

Receba nossas informações

Cadastre seu e-mail, receba informações importantes e fique por dentro das nossas novidades.